São Pedro do Sul possui 38 casos de dengue até a última sexta-feira (12), sendo que deste total mais de 50% foram contaminados dentro do município.
Os agentes de Endemias continuam os bloqueios mecânicos e químicos. Na terça-feira (9), foi utilizada uma veículo com equipamento pesado para aplicação de inseticida, nos quarteirões onde há mais casos. Nos outros locais, o inseticida está sendo aplicado com equipamento costal.
O Setor de Endemias salienta que há 50 dias foram registrados os primeiros casos e a população está sendo avisada para cuidar seus pátios, porém é preciso maior apoio da comunidade pois os agentes continuam a encontrar larvas e os casos não param de crescer.
O Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, nasce em objetos com água parada, principalmente, ao redor das residências e nos terrenos baldios. Não existem alternativas para o combate ao mosquito, a não ser eliminar todos os objetos que podem acumular água imediatamente.
Casos por Localidades (bairros):
- Centro: 11
- Riveira: 05
- Maturino Bello: 05
- Nova Alemanha: 04
- Oliveira: 03
- Gaúcha: 03
- Canto Verde: 02
- Santo Antônio: 02
- Progresso: 01
- Schimidt: 01
- São Lucas (interior): 01 (caso importado)
Sintomas da dengue:
-Febre alta (maior que 38°C) de início abrupto, acompanhada de dor de cabeça;
-Dores no corpo e articulações;
-Prostração;
-Fraqueza;
-Dor atrás dos olhos;
-Manchas vermelhas no corpo;
-Vômitos;
-Diarreia;
-Náuseas.
-Poderá ocorrer também erupções e coceira na pele.
Ao apresentar alguns dos sintomas é preciso procurar atendimento na Unidade de Saúde (ESF) correspondente ou no Pronto Atendimento Municipal (PA). Evitar auto medicação.
*Com informações da Prefeitura de São Pedro do Sul.